Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bombeiros combatem princípio de incêndio em restaurante em São João del Rei

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, no início da manhã desta quinta-feira, para atender uma ocorrência de incêndio em uma unidade do Restaurante popular, no Centro da cidade.

No local, uma mangueira que ligava dois botijões de gás ao fogão se rompeu, vindo a gerar uma forte labareda. As chamas chegaram a atingir parte do forro de PVC da cozinha, assim como a estrutura de madeira do telhado. Ao chegarem ao local, os Bombeiros conseguiram fechar a válvula dos botijões, extinguindo, assim, o fogo. Os recipientes foram levados para a área externa do restaurante para evitar novos acidentes. Apesar do susto, ninguém se feriu.

De acordo com o Sargento Brighenti, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “Fomos acionados logo no início do plantão e nos deslocamos imediatamente para o local. Com a chegada rápida, conseguimos retirar os botijões de gás antes que as chamas se espalhassem pela edificação. Após o fechamento da válvula, ainda havia algum vazamento de gás. Por isso, os botijões foram deixados na área externa, onde não havia risco de novos incêndios”.

Sobre as causas, Brighenti afirma que “De acordo com as testemunhas, o botijão tinha sido trocado pouco antes do ocorrido. A suspeita é de que uma das mangueiras que conecta o gás ao fogão tenha se rompido”.

 

Bombeiros alertam para cuidados com botijões de gás

Segundo Brighenti, incêndios iniciados por vazamento de GLP são muito comuns. “O gás fica armazenado no interior do recipiente em alta pressão e, quando há vazamentos, ele sai em grande quantidade. Se houver um fogareiro aceso, o incêndio é inevitável. Por isso é de extrema importância que não seja feita a troca do botijão com qualquer chama acesa por perto.

Também é fundamental observar a data de validade da mangueira de gás, que é de 5 anos. Esta mangueira deve ser apropriada para este uso (as mais comuns são as transparentes com faixas amarelas). Elas têm que ter o selo de aprovação do INMETRO, não sendo seguro improvisos de materiais destinados a outros fins”, afirma o Sargento.

Ainda de acordo com o Bombeiro, caso alguém se depare com um vazamento de gás, o ideal é agir com calma. “Ao chegar em casa e sentir cheiro de gás, nenhuma chama ou mesmo luz elétrica devem ser acionados. O ideal é abrir portas e janelas para ventilar o ambiente. Caso o vazamento ocorra durante a troca do recipiente e permaneça mesmo após a retirada da válvula, o botijão deve ser levado para área externa e ventilada longe de eletricidade. Em ambos os casos, os Bombeiros devem ser acionados imediatamente”, conclui Brighenti.

 

Deixe seu comentário:

Rádio Liberdade FM

Endereço: Rua Bela Vista nº80 Centro Barroso-MG

Tel. Administrativo: 3351-2899