Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

68 anos de história! Supermercado Melo encerra suas atividades . Confira a entrevista com José Orlando

O Supermercado Melo, tradicional estabelecimento de Barroso, localizado na Rua Joaquim Ferreira, no centro, encerrará suas atividades na cidade a partir de maio deste ano e a direção do local será do grupo Esquinão, já atuante em São João del-Rei.

A informação foi confirmada pelo proprietário do local, Zé Orlando, em entrevista exclusiva a Rádio Liberdade FM, transmitida na manhã desta segunda-feira (27), no programa Jornal das Onze, com o jornalista Rhonan Moreira Neto.

Na entrevista, Zé Orlando contou um pouco sobre a história do empreendimento e as razões da venda do supermercado.

HISTÓRIA

De acordo com Zé Orlando, tudo começou com o tio dele, Pedro, que veio para Barroso e construiu, por volta do ano de 1942/1943, o antigo armazém do Seu Pedro, na mesma rua do atual endereço do supermercado,

Em 1953 um antigo funcionário do local foi para o exército e Zé Orlando foi substituí-lo. Desde então ele atende a clientela de Barroso.

Ao longo dos anos, mudanças ocorreram, como a evolução de armazém para supermercado.

“Realmente houve uma grande evolução. Eu assumi essa parte do armazém em 1966. Entre 1968 a 1970, eu trabalhava e estudava. Fiz o ginásio, o científico e o curso de matemática. Nesse período todo fiquei com o armazém até que em 1978 comecei a construção do prédio que hoje funciona o Supermercado Melo” disse, Zé Orlando.

DIFICULDADES

Zé Orlando contou a nossa reportagem que na época a migração de armazém para supermercado foi desacreditada por algumas pessoas, devido a estrutura do local que era considerada pouco comum na época.

“A primeira vez que abrimos o supermercado foi no dia 28 de fevereiro de 1983. Alguém chegava sempre até mim e dizia que Barroso não comportava isso, com dois caixas atendendo direto, o povo aqui não está acostumado com isso. Mas com a ajuda de Deus, nossa insistência e trabalho chegamos até onde estamos”, destaca.

Outra dificuldade enfrentada pelo supermercado, foi a época do congelamento de preços, em que faltavam mercadoria, não era possível exceder o congelamento e às vezes comprava-se bem mais caro e era vendido por menos, mas no fim esta etapa foi vencida.

VITÓRIAS

Entre as alegrias, uma delas foi o aumento do prédio com a vinda de Ivan para a sociedade. “Então isso nos deu coragem e ânimo para mexer com toda essa modificação que houve com o aumento do supermercado, no bom atendimento e na aparelhagem moderna que temos hoje.” disse Zé Orlando

Outro ponto destacado na entrevista foi a relação do Supermercado Melo com os demais comércios e empresas do ramo na cidade como o Supermercado Casa Brasileira, de seu vizinho Zé da Brasileira.

“Sempre nos demos bem e nunca tivemos divergências. Às vezes preciso de uma mercadoria que não tenho aqui e ele me empresta e vice-versa. Vou sentir falta dele pois ele sempre estava aqui do lado junto comigo. Agora com a pandemia ele está de quarentena. Semana passada conversamos por telefone e me contou sobre a venda do supermercado. Ele é um ótimo vizinho” declarou Zé da Brasileira.

 

VENDA DO SUPERMERCADO

Quanto à decisão da venda do supermercado Melo, Zé Orlando esclareceu que o motivo da decisão foi “que uma hora você tem que parar. Achei por bem, conversei muito com o Ivan sobre isso e estávamos discutindo a respeito há mais de um ano. Chegamos a conclusão de passar para a frente. Ele (Ivan) tem sua formação em Engenharia, ele pretende ficar nesta área e eu devido aos cuidados com a pandemia, fico mais em casa e não tenho contato com funcionários, clientes e amigos. Achei por bem me afastar”.

Com relação ao Esquinão, foi questionado a Zé Orlando se o novo grupo tem o mesmo perfil do Supermercado Melo, tendo em vista a relação e o costume da população com o local.

Segundo Zé, o perfil é o mesmo do Supermercado Melo. com um bom atendimento e disposição para  resolver problemas dos clientes. “A política será a mesma que a nossa. Ele veio aqui para somar e trazer coisas boas para a cidade”.

Ao final da entrevista, Zé Orlando deixou uma mensagem de agradecimento aos clientes, funcionários e a todos que passaram pelo supermercado.

“Hoje então comunicamos oficialmente nossa decisão de encerrar as atividades comerciais do Supermercado Melo. Isto é, chegou a hora de iniciarmos um novo ciclo. Foram mais de sete décadas de comprometimento de nossa família em oferecer comodidade, economia e um atendimento diferenciado aos nossos clientes. Vimos várias gerações passarem por nossas lojas sendo sempre o supermercado da família barrosense. Passaremos nossas atividades a partir de maio deste ano para Supermercado Esquinão, empresa tradicional em São João del-Rei, familiar, pautada em princípios éticos, respeito e atenção aos seus clientes e colaboradores. Finalizando, queremos agradecer a Deus que sempre os guia e ilumina aos nossos clientes, trabalhadores, fornecedores, parceiros, aos colegas do ramo de varejo. Ou seja, a todos que estiveram ao nosso lado e contribuíram direta ou indiretamente nessa incrível jornada. Muito Obrigado pelo apoio durante todos esses anos, por fazerem parte de nossa história e nos deixarem fazer parte da história de cada família barrosense. Esperamos e temos certeza que a próxima empresa construirá uma bela história em nossa cidade. Aos meus funcionários meu grande abraço”, finaliza.

Deixe seu comentário:

Rádio Liberdade FM

Endereço: Rua Bela Vista nº80 Centro Barroso-MG

Tel. Administrativo: 3351-2899