Ouvindo Agora:

SEM PRESOS

delegacia civil barroso

Cadeia de Barroso foi desativada nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, 04 de janeiro, uma grande movimentação na área da Delegacia de Polícia Civil de Barroso chamou a atenção dos moradores. Muitos ouvintes da Rádio Liberdade FM entraram em contato pelos telefones e Whatsapp buscando informações. Diversos agentes penitenciários estiveram no município para realizar a transferência de aproximadamente 30 presos para presídios da região.

Agora, as celas da cadeia pública em Barroso estão sem nenhum indivíduo preso. Sem gerar alardes, para evitar tumultos e garantir a segurança da operação, a SEAP (Secretaria Estadual de Administração Prisional) realizou a transferência dos presos e desativou a cadeia na cidade, fato comemorado por alguns dos vizinhos da Delegacia. “Graças a Deus. Isso traz mais segurança e tranquilidade pra nós que moramos próximos da cadeia”, relatou um morador, que não quis se identificar.

A Rádio Liberdade FM esteve na Delegacia, mas não conseguiu contato com o Delegado Alexsander Soares Diniz. Alguns familiares dos detentos faziam a retirada de sacos pretos com pertences deixados para trás pelos presos. “Agora vai ficar mais difícil de fazer contato com ele [o preso] porque ele vai estar fora de Barroso”, lamentou uma das familiares.

Desde meados do ano de 2016 a SEAP vem promovendo a transferências de detentos entre cidades da Zona da Mata. Através de um programa de assunção da custódia de presos da Polícia Civil, o Estado já desativou diversas cadeias públicas em cidades da região e pretendia fechar outras com o tempo, como agora acontece com Barroso. Na ocasião, foi informado que todo o processo de transferência em Minas Gerais abrangeria quase 90 unidades e cerca de 4.300 presos.

 

PREFEITURA DE BARROSO FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE A TRANSFERÊNCIA DOS DETENTOS

Diante da repercussão da transferência dos detentos de Barroso para presídios de outras cidades, após a desativação da cadeia pública no município, a Prefeitura de Barroso emitiu o seguinte comunicado:

“De acordo com testemunhas, uma das agentes penitenciárias da cadeia pública de Barroso afirmou que a transferência dos detentos ocorreu por culpa, ou por vontade do Prefeito de Barroso, gerando revolta em alguns familiares, que chegaram a proferir ameaças contra o prefeito.

A Prefeitura de Barroso esclarece que a desativação da cadeia pública do município, com a consequente transferência dos detentos, ocorreu exclusivamente por iniciativa administrativa do Governo do Estado e por Ação Civil Pública contra o Estado, movida Ministério Público de Minas Gerais, solicitando a desativação da cadeia, que estaria infringindo os Direitos Humanos e colocando em risco a segurança dos detentos, dos servidores e moradores vizinhos.

Portanto, a transferência dos detentos não ocorreu por iniciativa ou intervenção do Prefeito ou da Prefeitura de Barroso, ao contrário do que declarou a Agente Penitenciária, que por consequência foi transferida”.

Compartilhe:

Apoio Cultural

Seja um apoiador cultural de nossa programação. Entre em contato com a gente e saiba como participar!

Parceria

Parceria


Últimas notícias

  • LÁ NA ESQUINA

    12 de setembro de 2018 / 0 Comentários

    Esquina da Cultura é o novo espaço cultural de Barroso A Companhia Fofocas de Teatro acaba de dar mais um grande passo em sua hist... + Leia mais

  • 2ª EXPOSIÇÃO

    12 de setembro de 2018 / 0 Comentários

    Orquídeas das mais diversas espécies darão o ar da graça em Barroso neste fim de semana Um ano após o sucesso de 2017, a Associa... + Leia mais

  • NA FLIMINAS

    6 de setembro de 2018 / 0 Comentários

    Fofocas de Teatro apresentará dois espetáculos em Rio Novo A Companhia Fofocas de Teatro, grupo cultural da cidade de Barroso, é u... + Leia mais

  • CARA NOVA

    3 de setembro de 2018 / 0 Comentários

    Liberdade FM estreará nova programação em outubro A Rádio Liberdade FM está preparando muitas novidades para seus ouvintes. Pró... + Leia mais

  • NESTE SÁBADO

    31 de agosto de 2018 / 0 Comentários

    Câmara fará reunião neste sábado visando solucionar problema do pagamento dos ônibus de estudantes A Câmara Municipal de Barros... + Leia mais