Ouvindo Agora:

Quadro do Jornal das Onze é destaque na imprensa oficial do Estado

judiciario-liberdade

 

Em Barroso, o programa “Momento do Judiciário”, que vai ao ar às sextas-feiras, dentro da grade do programa de jornalismo da Rádio Liberdade 98.7 FM, foi destaque em reportagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), publicada em jornal impresso e também na internet, na Imprensa Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais.

A matéria, publicada nesta quarta-feira (09), dá destaque à iniciativa que funciona há mais de dez anos na emissora barrosense, promovendo a aproximação do Judiciário com a comunidade local, através do exercício da cidadania, ressaltando a participação ativa da população.

As entrevistas foram feitas pela assessoria de imprensa da ALMG, que conversou com a juíza da Barroso, Dra. Valéria Possa Dornellas, com os servidores da Comarca, Valéria Maia e Ismar Carvalho, e também com o jornalista Rhonan Moreira Neto, âncora e diretor do Departamento de Jornalismo da Liberdade FM.

A reportagem pode ser acessada neste link. Confira, abaixo, a reprodução da matéria, na íntegra:

 

Programa de rádio aproxima Justiça e comunidade

Iniciativa é voltada para o exercício da cidadania e tem participação ativa da comunidade

Um programa na rádio comunitária Liberdade FM, em Barroso, na região Central do Estado, tem aproximado o Judiciário local da sociedade. Semanalmente, às sextas-feiras, durante meia hora, a programação jornalística da emissora abre espaço para esclarecer dúvidas da comunidade sobre diversos temas ligados à Justiça. Servidores, a juíza Valéria Possa Dornellas e, eventualmente, um representante do Ministério Público, se revezam na produção do programa Momento do Judiciário, comandado pelo jornalista Rhonan Moreira Neto. A atração está no ar há mais de dez anos.

“O Judiciário está mais próximo da comunidade. Com isso, as pessoas sentem mais liberdade para lidar com questões relacionadas à Justiça”, explica a juíza. A magistrada diz que o programa aborda temas do cotidiano da cidade. Assim, adoção, realização de exposições agropecuárias e eleições estão entre as pautas desenvolvidas. “A comunidade já se acostumou com a iniciativa. Muitos cidadãos vêm ao fórum, querem conhecer quem faz o programa e sugerir temas”, conta a magistrada.

O contador Ismar Luiz de Carvalho, responsável por algumas das produções, diz que reserva parte do tempo para responder perguntas. Em outro bloco, são veiculadas notícias da comarca e da Justiça. “Para finalizar, sempre apresento uma história de vida, que são casos que transmitem ao ouvinte uma mensagem para reflexão”, afirma. O contador explica que o programa é normalmente feito ao vivo.

“Quando começamos, há mais de dez anos, a comarca era recente. Hoje, ela tem 13 anos. Então, as pessoas tinham muitas dúvidas sobre o funcionamento da Justiça”, conta Ismar. As informações levadas ao ar tratam de casos genéricos. Os esclarecimentos também não são técnicos. “É um programa voltado para o exercício da cidadania, que dá orientações. Não temos, contudo, o objetivo de substituir o papel do advogado. Pelo contrário, sempre orientamos as pessoas a procurarem ajuda profissional nos casos que enfrentam”, diz.

POPULARIDADE – A escrivã Valéria Pedrosa Maia e Silva, também responsável pela produção de alguns programas, conta que é comum eleger um tema, que será tratado em mais de um programa. “Procuramos identificar os interesses da comunidade e trabalhar em cima deles. O retorno é muito bom”, revela. Para ela, um dos benefícios do programa na rádio local foi a popularidade alcançada pelo Judiciário. “Estamos contribuindo para afastar a ideia de que o Judiciário está longe”, diz.

O jornalista Rhonan Moreira Neto, âncora e diretor do Departamento de Jornalismo da Liberdade FM, explica que a comunidade interage bastante durante a veiculação do programa, enviando suas dúvidas. Rhonan explica que, durante o Momento do Judiciário, são explicados os trâmites da Justiça, mostrando ao cidadão que as soluções não são imediatas. “Como fazemos uma abordagem de utilidade pública, fica fácil para a comunidade entender o assunto”.

Compartilhe:

Apoio Cultural

Seja um apoiador cultural de nossa programação. Entre em contato com a gente e saiba como participar!

Parceria

Parceria


Últimas notícias

  • DROGAS EM BARROSO

    23 de julho de 2019 / 0 Comentários

    JOVENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM BARROSO Na noite dessa segunda-feira, 22 de julho, por voltas das 21h, a Polícia Militar r... + Leia mais

  • PRESO

    23 de julho de 2019 / 0 Comentários

    PAI DO MENINO JOÃO MIGUEL É PRESO POR USAR DINHEIRO DA CAMPANHA PARA TRATAMENTO DA DOENÇA DO FILHO Foi revelada ontem a notícia da pr... + Leia mais

  • SERVIÇO MILITAR

    23 de julho de 2019 / 0 Comentários

    SERVIÇO MILITAR DIVULGA DIAS E HORÁRIOS DE EXAMES EM BARROSO A Junta de Serviço Militar de Barroso informa aos jovens nascidos no ano ... + Leia mais

  • CORRIDA DE SANT’A

    22 de julho de 2019 / 0 Comentários

    Reginaldo Silva é bicampeão da Corrida de Sant’Ana Na manhã desse domingo, 21 de julho, aconteceu em Barroso a 34ª corrida de Sant... + Leia mais

  • ENEM 2019

    22 de julho de 2019 / 0 Comentários

      Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para o Enem 2019 na Zona da Mata e Vertentes Dados divulgados pelo Instituto Nacional... + Leia mais