Ouvindo Agora:

JACARÉ NA TELONA

Barroso/MG

Boi Jacaré é atração de cinema nesta quinta-feira em Barroso

Barroso/MG

Nesta quinta-feira, 11 de outubro, véspera de feriado, Barroso receberá uma sessão de cinema muito especial. A partir das 20 horas, no Auditório Professora Iracema Rocha, será exibido gratuitamente o filme “O Jacaré e o Homem do Boi”, que conta a história do barrosense Darcy Mendonça e de seu boi de estimação, que já foi tema de diversas reportagens em âmbito regional e nacional. Além disso, vários outros documentários serão apresentados ao público.

A mostra foi exibida nos municípios de Vargem Alta e Laranja da Terra (ES), Urucuia (MG), Lençóis e São José do Jacuípe (BA), Quebrangulo (AL), São Domingos do Cariri (PB), Icapuí (CE), Bom Jesus do Tocantins (PA), Arraias (TO), Nossa Senhora do Livramento (MT), Guarujá do Sul (SC), Antônio Prado (RS) e Águas de Lindóia (SP). Também receberão a mostra os municípios de Linhares (Vila de Regência) e São Mateus, no Espírito Santo. Por essas regiões, o nome de nosso município, que encerrará o circuito, foi lembrado através da produção, que tem direção do publicitário barrosense Paulo Alexandre (conhecido como P.A.).

Antes da exibição do filme, haverá uma apresentação musical com o violeiro Renato Ferreira, também de Barroso, responsável pela trilha sonora do filme, que foi gravado entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2017. “Foi uma experiência ótima, me emocionei várias vezes durante as gravações. E o que fica é o carinho das pessoas, a amizade, isso é especial. Estou muito satisfeito”, relatou Paulo.

Oito documentários, seis ficções e um filme que mistura os dois gêneros compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Além da obra produzida na cidade, cada sessão inclui a exibição de uma seleção de filmes feitos em outros municípios, totalizando uma programação de uma hora e meia de duração. Com roteiro, produção e direção dos moradores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre memórias, lendas, personagens populares e tradições das pequenas cidades, destacando temas que registram a diversidade cultural brasileira e valorizam novas expressões e novos olhares sobre o Brasil. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.revelandoosbrasis.com.br.

Barroso/MG

Barroso/MG

Barroso/MG

Barroso/MG

A relação completa dos documentários, autores e histórias é a seguinte:

1) Chica
Direção, roteiro e produção: Andrea Guanais
Lençóis – BA
Nasceu em 1972. Ensino Superior. Professora de História.
Ficção: A luta, a sorte e o destino de uma mulher garimpeira contados nesta aventura repleta de mistério na Chapada Diamantina.

2) A Aventura da Primeira Bicicleta
Direção, roteiro e produção: Carlos Henrique da Costa
Águas de Lindóia – SP
Nasceu em 1969. Ensino Superior. Assistente Social.
Ficção: Inspirado nas memórias de infância do diretor, o filme conta as aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta. Entre as dificuldades enfrentadas, vivencia a descoberta de valores que levará para toda a vida.

3) Tropel
Direção, roteiro e produção: Cesar Theis
Guarujá do Sul – SC
Nasceu em 1983. Ensino Superior. Professor de História.
Ficção: Tito é um menino que vive com seus avós no interior de Santa Catarina. Enquanto brinca e cresce, vai descobrindo nas histórias do avô mais do que palavras.

4) O Pescador de Memórias
Direção, roteiro e produção: Eliabe Crispim
Icapuí – CE
Nasceu em 1981. Ensino Superior. Turismólogo.
Documentário: Um pescador da praia da Ponta Grossa, litoral leste do Ceará, despertou o interesse por descobrir suas origens. Nas horas livres caminhava nas dunas onde começou a encontrar vestígios de ocupação humana, desenvolvendo uma paixão pela arqueologia e por sua ancestralidade.

5) O Rio que não Seca
Direção, roteiro e produção: Geilane de Oliveira
São José do Jacuípe – BA
Nasceu em 1993. Ensino Superior. Cineasta.
Documentário: Ao retornar à antiga escola agrícola, memórias do tempo de menina se encontram e se repetem, conforme os anos mudam rostos e a paisagem.

6) Nêga da Costa
Direção, roteiro e produção: Joelson de Oliveira
Quebrangulo – AL
Nasceu em 1985. Ensino Médio. Técnico em Informática e Fotógrafo.
Documentário: Em Quebrangulo, terra marcada por conflitos, na época da escravidão os senhores assediavam suas escravas, que eram escolhidas nas noites de festas enquanto dançavam ao som de tambores. Quando os homens negros começaram a se vestir com roupas de mulheres para confundir seus senhores, nasceu a Nêga da Costa.

7) Quilombo Mata Cavalo
Direção, roteiro e produção: Jurandir Amaral
Nossa Senhora do Livramento – MT
Nasceu em 1971. Ensino Fundamental. Agroextrativista.
Documentário: No Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais.

8) A Sússia
Direção, roteiro e produção: Lucrécia Dias
Arraias – TO
Nasceu em 1988. Ensino Médio. Estudante de Educação do Campo – Artes Visuais e Música.
Documentário: Ao som de caixas, pandeiros e bumbos, mulheres e homens de todas as idades cantam, tocam, batem palmas, dançam, recriam as tradições e recontam sua própria história na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra.

9) Baixa Funda, o Destino de um Povo
Direção, roteiro e produção: Marcello Sannyos
Urucuia – MG
Nasceu em 1981. Ensino Superior. Produtor Cultural.
Documentário: Dona Joana, descendente de negros e índios, mãe de 11 filhos, relata suas histórias, anseios, crenças e o cotidiano na lida da vida rural na Comunidade Baixa Funda, em Urucuia, Minas Gerais.

10) Filó
Direção, roteiro e produção: Maria Odette Meotti de Bairros
Antônio Prado – RS
Nasceu em 1972. Ensino Superior. Administradora.
Ficção: Uma família de imigrantes italianos mantém por várias gerações a tradição de receber amigos, parentes e vizinhos em sua casa para o Filó. Juntos, em torno da mesa farta, comemoram a vida e mantêm as tradições de seus antepassados.

11) Rasga Mortalha
Direção, roteiro e produção: Pattrícia de Aquino
São Domingos do Cariri – PB
Nasceu em 1979. Ensino Superior. Atriz.
Ficção: Seu Arlindo desconfia que uma coruja agourenta possa ser a responsável pelas mortes dos moradores da cidade onde vive. Para acabar de uma vez por todas com a tristeza da população local, ele decide pôr fim ao mistério. A ficção é baseada na lenda da “Rasga Mortalha”, ave comum no interior do Brasil.

12) Jacaré e o Homem do Boi
Direção, roteiro e produção: Paulo Alexandre Coelho
Barroso – MG
Nasceu em 1981. Ensino Superior. Publicitário.
Documentário: Uma emocionante história real da relação afetiva entre um homem e um animal, perpassando por amizade, causos, tradições, costumes e memórias que deixaram saudade no interior de Minas Gerais.

13) O que Resta da Imagem
Direção, roteiro e produção: Rafael Wolfgramm
Laranja da Terra – ES
Nasceu em 1995. Ensino Superior. Arquiteto.
Documentário: Entre os anos de 1930 e 1960, um fotógrafo fez os primeiros registros da vida dos pomeranos no interior do Espírito Santo. Suas imagens ainda ecoam nas lembranças dos moradores de uma vila, que contam suas histórias a partir desses registros. Nesse documentário, imagem é memória.

14) A Guerreira Gavião
Direção, roteiro e produção: Robson Messias
Bom Jesus do Tocantins – Pará
Nasceu em 1970. Ensino Médio. Artesão.
Ficção: Após sonhos que se repetem, uma jovem decide buscar a verdade sobre o passado.

15) A Viagem de Seu Arlindo
Direção, roteiro e produção: Sheila Altoé
Vargem Alta – ES
Nasceu em 1978. Ensino Superior. Professora de Artes.
Ficção: Na Comunidade Quilombola de Pedra Branca, nas montanhas capixabas, os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo decide fazer uma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores da comunidade.

Fotos: Ratão Diniz/Instituto Marlin Azul.

Compartilhe:

Apoio Cultural

Seja um apoiador cultural de nossa programação. Entre em contato com a gente e saiba como participar!

Parceria

Parceria


Últimas notícias

  • 16 ANOS

    12 de dezembro de 2018 / 0 Comentários

    Liberdade FM celebra 16 anos no dia 12 de dezembro A Rádio Liberdade FM sopra velinhas junto com Barroso. Neste dia 12 de dezembro, ... + Leia mais

  • NOVO BISPO

    12 de dezembro de 2018 / 0 Comentários

    Papa nomeia bispo para a diocese de São João del-Rei A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 12 de dezembr... + Leia mais

  • SOLENIDADE DE 65 ANOS

    11 de dezembro de 2018 / 0 Comentários

    65 anos de Barroso foram celebrados em sessão solene na Câmara Municipal A Câmara de Vereadores de Barroso realizou na noite desta... + Leia mais

  • NOVAMENTE

    7 de dezembro de 2018 / 0 Comentários

    Barroso alcança 100% de cobertura na vacinação contra a febre aftosa Na sexta-feira, 30 de novembro, Barroso chegou, mais uma vez,... + Leia mais

  • 65 ANOS

    5 de dezembro de 2018 / 0 Comentários

    Câmara realizará sessão solene dos 65 anos de Barroso na próxima 2ª feira No dia 12 de dezembro de 2018, o Município de Barroso... + Leia mais