Ouvindo Agora:

ESPECIAIS

pcd2

Programa de Aprendizagem Profissional para PCDs atende a 34 pessoas em Barroso

pcd1

Em janeiro de 2019, foi dado início ao Programa de Aprendizagem Profissional para pessoas com deficiência (PCDs) da Rede Cidadã no município de Barroso. O trabalho é conduzido pela Educadora Social Andressa Aparecida Severo, funcionária da Rede Cidadã de Juiz de Fora, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barroso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a empresa Marluvas Calçados de Segurança.

O programa teve início com duas semanas de ambientação dos aprendizes nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social. Na oportunidade, os participantes receberam uma capacitação ministrada pela Educadora Social, para posteriormente iniciarem suas aulas práticas dentro da Marluvas, em Dores de Campos.

O aprendizado propõe aulas teóricas toda as segundas-feiras, seguido de aulas práticas dentro da empresa (terças, quartas, quintas e sextas). Durante um ano e quatro meses, os participantes se envolverão em atividades administrativas dentro da empresa, recebendo o salário proporcional a 4 horas trabalhadas ao dia, totalizando 20 horas semanais.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo, destaca que a parceria com a Rede Cidadã está em consonância com um dos maiores objetivos do Executivo: gerar oportunidades. “Através deste trabalho, muitas pessoas com deficiência têm a oportunidade de participar de oficinas de aprendizagem e, ainda, executarem uma atividade laborativa remunerada. Tendo em vista o benefício dessa iniciativa para a população, a Prefeitura Municipal de Barroso não poderia deixar de apoiar e participar juntamente com a Rede Cidadã”, ressaltou ela.

 

DADOS DO PROGRAMA EM BARROSO:

• Até o momento, 34 (trinta e quatro) candidatos compareceram ao CRAS e foram encaminhados pela Rede Cidadã para empresa Marluvas;
• Desses 34, 12 (doze) foram efetivados pela empresa;
• 12 (doze) estão em processo de exames e entrevistas na empresa;
• 8 (oito) já iniciaram o aprendizado na empresa Marluvas;
• 2 (dois) não puderam participar devido a problemas de saúde diagnosticados após exame médico;

As aulas teóricas seguem módulos de estudos e ainda preveem discussão de temas diversificados, tais como:
• Importância da família durante o percurso;
• Leitura e assinatura dos contratos junto a pais e responsáveis;
• Entrega dos uniformes;
• Regras básicas de convivência;
• Importância do cuidado com a saúde mental.

pcd3

Compartilhe:

Apoio Cultural

Seja um apoiador cultural de nossa programação. Entre em contato com a gente e saiba como participar!

Parceria

Parceria


Últimas notícias