Ouvindo Agora:

CAVALGADA 2019

cavalgada_01(1)

Cavalgada da Inconfidência acontece neste Domingo de Páscoa

cavalgada 2019

No próximo dia 21 de abril, Domingo de Páscoa e também feriado nacional, acontece mais uma Cavalgada da Inconfidência. O feriado, que celebra a memória de Tiradentes, o “Mártir da Conjuração Mineira”, em 2019 celebra a 31ª edição da cavalgada, que reúne centenas de cavaleiros e amazonas, vindos de diversas regiões de Minas e até de outros Estados.

Como sempre acontece, a cavalgada, idealizada pelo barrosense Baldonedo Arthur Napoleão, percorre o trecho da Estrada Velha entre os municípios de Tiradentes e São João del-Rei. A concentração para o evento acontece a partir das 8 horas, no Parque de Exposições tiradentino, com saída prevista para as 10h30min. Cerca de duas horas mais tarde, às 12h30min, os participantes desembarcarão na Avenida Presidente Tancredo Neves, em São João del-Rei, para uma solenidade cívica. Em seguida, será servido um almoço gratuito aos que participarem do cortejo.

Neste ano, estão sendo vendidas camisas personalizadas do evento, ao valor de R$ 10. Os interessados podem entrar em contato e encomendar a sua pelos telefones (32) 3351-1248 e (32) 3351-1049.

O trajeto é de aproximadamente 12km, passando pelos arredores de Tiradentes, entrando em Santa Cruz de Minas e por fim atravessando o Bairro Matosinhos, em São João del-Rei, até alcançar a Avenida Presidente Tancredo Neves. A pequena viagem será acompanhada também por um carro de som, entoando hinos e dobrados. A Rádio Liberdade FM é uma das apoiadoras do evento.

Participar da Cavalgada da Inconfidência, os organizadores exigem um pré-requisito: o espírito cívico. “A Inconfidência foi o primeiro movimento separatista e contra a corrupção governamental de que se tem notícia na história do Brasil. E ocorreu aqui, nas nossas terras. Essa história precisa ser relembrada, homenageada e saudada. Foi por isso que em 1988 essa cavalgada começou e esperamos que as próximas gerações deem seguimento a ela”, contou Baldonedo. “Não se trata de um passeio, nem de um desfile. É uma homenagem ao maior representante da Conjuração, que nasceu na nossa região e morreu por defender a liberdade ao lado de pessoas como a são-joanense Bárbara Heliodora e a pradense Hipólita de Melo, além dos dois Josés de Resende Costa, pai e filho”, completou o coordenador do evento.

 

camisa cavalgada

Compartilhe:

Apoio Cultural

Seja um apoiador cultural de nossa programação. Entre em contato com a gente e saiba como participar!

Parceria

Parceria


Últimas notícias